sábado, 11 de agosto de 2012

10º Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora: Zona da Mata Mineira contra a homofobia!



 Essa mobilização social em prol do reconhecimento, não só na Zona da Mata Mineira, mas em todo o país dos direitos LGBTs ocorre na próxima semana na cidade de Juiz de Fora, MG. Promovendo debates e manifestando a luta em prol da igualdade e liberdade, a 10º Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora com certeza trará novas luzes ao cenário brasileiro.
 Trazendo o tema "Brasil: país rico é país sem homofobia."  a parada 2012 nos remete aos jovens gays e denuncia sua vulnerabilidade frente à violência homofóbica e à aids ( e até mesmo à DSTs em geral.). Tanto o  slogan como a programação visual escolhidas como bandeira da parada, fazem alusão direta e paródia ao slogan adotado pelo governo federal.
 Como "personificação" do tema da Parada do Orgulho Gay 2012 de JF foi escolhido o jovem gay, de 22 anos, Guilherme Alves, ativista do MGM desde os 15 anos de idade. O rei da parada 2012 trás as massas um discurso de inclusão, de respeito à sexualidade dos jovens, de participação política e protagonismo, além de uma mensagem de prevenção moderna, voltada para a mudança de comportamento como elemento fundamental no distanciamento do risco para o HIV.
 É interessantíssimo que grupos como o  movimento negro, da terceira idade, deficientes físicos e mulheres participam do evento confirmando assim seu caráter político, inclusivo e cidadão desse evento. Demonstrando dessa forma que o movimento gay, NÃO quer privilégios na sociedade, NÃO quer colocar uma mordaça na liberdade de expressão, NÃO quer a destruição de igrejas, como insistentemente declara o preconceituoso, símbolo máximo do incentivo a discriminação aos homossexuais e seus direitos, inimigo declarado da militância LGBT e de seus direitos, o "pastor" Silas Malafaia, simplesmente o que o movimento gay advoga, e por extensão, todas as pessoas humanas e de bom senso, é o respeito pelas diferenças, seja elas quais forem e a construção de uma sociedade  respeitosa e plural.
 Além de garantir muita festa, demonstrando assim que não se deve ter vergonha de ser gay, pois não é um crime, muito menos um pecado, a 10º Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora também será uma manifestação política por cidadania plena. O primeiro passo para o fim da perseguição que desde a Alemanha nazista se levanta contra os homossexuais e que agora tenta se refazer no Brasil sobre a máscara da religião "cristã" é não se envergonhar e sair as ruas e lutar pelo direito. Pois ninguém pode xingar, espancar e muito menos matar uma pessoa por sua orientação sexual.
 Portanto de mãos dadas e bradando em uma só voz, vamos a luta e nessa 10º Parada do Orgulho LGBT em Juiz de Fora reafirmar que o homossexual tem seu lugar na sociedade, independente de sua idade, e que os direitos devem ser assegurados a todos sem distinção! 
 10º Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira na luta contra a homofobia!


Fonte de pesquisa:

3 comentários:

  1. ahazou muito nas palavras,eu como rei da parada gay desse ano fico muito feliz em saber que existem jovens com esse mesmo pensamento que eu,e convido a todos os jovens que tiverem acesso a esse blog que se filiem ao movimento pois quanto mais vozes se unirem mais facil vai ficar para combatermos a homofobia enorme que existe dentro do nosso país

    ResponderExcluir
  2. Prezado Guilherme é motivo de muita alegria para mim como autor do artigo e autor do blog Espaço Cultura, contar com a visita e apreciação deste artigo pelo Rei da 10º Parada do Orgulho LGBT de Juiz de For, como destaquei no artigo acima, você é a personificação do tema e dos ideias da Parada 2012. Este é apenas o primeiro de muitos artigos que virão, em apoio a causa LGBT. Tenho certeza que está frase da sublime Makota Valdiana que por décadas tem lutado contra o preconceito aos negros e as religiões afro-brasileiras, traduza muito bem o que a militância LGBT, deseja na sociedade: "EU NÃO QUERO QUE ME TOLEREM, EU QUERO QUE ME RESPEITEM!" É hora da Comunidade e Militância LGBT se levantar mais forte do que nunca e lutra contra a "Ditadura Evangélica", encabeçada pelo "pastor" Silas Malafaia, que ao meu ver propõe um "Aparthaid Gay" no Brasil se r combatida duramente. Pois a religião Cristã, que "Adolf" Silas Malafaia diz representar JAMAIS desprezou e satanizou as minorias. Muito pelo contrário o Verdadeiro Cristo e Messias, Jesus , sempre esteve ao lado daqueles que a maioria esmagava com seus preconceitos. Viva a sociedade plural! Vvia um mundo sem preconceitos!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Nelson Netto,vejo que você é um jovem com muita militância no sangue e muitas ideias na cabeça,quando tiver uma oportunidade de se juntar a nós no GAG (grupo de adolescentes gays) do MGM no momento estamos com nossas atividades do GAG paradas por falta de engajamento do jovens mas ficariamos muito felizes se um dia você fizesse parte desse grupo conosco,precisamos de pessoas assim,um grande abraço e estamos juntos nessa luta

    ResponderExcluir