A monarca do Reino Unido, Rainha Elizabeth II, fez bodas de diamante de seu reinado. Um domingo histórico e memorável para os ingleses. Com um tempo fechado, frio e chuvoso, cenário impecavelmente britânico, realizou-se esta linda festa em homenagem aos 60 anos de reinado da Rainha.
Com mais de 1 milhão de pessoas ocuparam as duas margens do rio Tâmisa, cantando e agitando bandeiras, todos encharcados. Sem deixar-mos de comentar do desfile em terra, de uma massa humana trajada com roupas das cores da bandeira britânica (azul, vermelho e branco).
A principal atração da cerimônia, foi a enorme barca real, que navegou pelas águas do Tâmisa levando a Rainha, que saudava a multidão. Aos 86 anos de idade, Elizabeth II estava acompanhada pela marido - príncipe Philip- e dos netos. Três outras embarcações levaram os demais integrantes da família real e a comitiva.
Além de celebrar o Jubileu de Diamante de Elizabeth II, sendo que o último Jubileu de Diamante de um monarca britânico foi o da Rainha Vitória, este desfile também celebrou a tradição marítima do Reino Unido.
Vindos de 53 países que fizeram parte do império britânico, mil barcos de todos os estilos, tamanhos e épocas seguiram em procissão os 11 quilômetros do rio Tâmisa. No final, uma salva de tiros na ponte da Torre de Londres marcou o espetáculo e o início da noite.
Durante os festejos noturnos, uma multidão de 300 mil pessoas encheram os parques em frente ao Palácio de Buckingham, para assistirem o show de astros da música e efeitos espetaculares, que quase não teve ensaios, mas saiu tudo como o planejado.
Elton John, que no decorrer dos anos testemunhou os grandes momentos da monarquia inglesa, interpretou alguns de seus grandes sucessos e fez com que todo o público cantasse com ele. Stevie Wonder, foi um dos poucos cantores americanos a subir no palco. A banda britânica Madness cantou em cima do telhado do palácio.
Depois das apresentações ocorreu um momento raro na família real. Paul McCartney, chamou todos ao palco. A Rainha foi reverenciada por seus súditos e ganhou homenagem especial do Príncipe Charles. Ele a chamou de 'mommy' - mamãe em inglês - e foi aplaudido. O Príncipe também lembrou o pai, que não pôde participar da festa porque foi internado na segunda-feira com uma leve infecção na bexiga.
No final, a Rainha Elizabeth II acendeu a tocha oficial do Jubileu. O céu de todo o país ficou iluminado para a festa. Foram acesas 4,2 mil tochas e fogueiras. As comemorações dos 60 anos de reinado da Rainha, terminaram na terça-feira, 5 de julho. A Rainha e sua família estiveram na Catedral de São Paulo para uma missa em ação de graças pelo Jubileu de Diamante de seu reinado. Durante todos os festejos, a Rainha, manteve-se inalterável, sob frio, chuva e também na ausência do marido, que permaneceu no hospital por alguns dias.
Mais longo que seu reinado é seu casamento com o Duque de Edimburgo, Príncipe Philip. Os dois se conheceram em 1934, selaram matrimônio em 1947 e estão unidos pelos laços sagrados do matrimônio há 65 anos. Isso é o verdadeiro exemplo de amor real!
Fontes de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário