Este é um tema que foi, e é, muito agradável para mim poder abordá-lo. E nos últimos meses muitas pessoas tem me feito perguntas a respeito disso. Com base nisso, resolvi trazer este assunto para o Espaço Cultura: 'será que relacionamentos a distância podem dar certo?'
As chances são muito, muito pequenas que esses relacionamentos deem certo. Isso se deve a dois fatores principais.
Primeiro a distância impede que cheguemos a conhecer verdadeiramente uma pessoa. Mesmo nessa era tecnológica, onde podemos usar uma webcam, isso é realmente muito difícil, pois quando estamos na internet assumimos a personalidade que desejamos. E muitas vezes essa personalidade é "perfeita", porque ocultamos nossas falhas . E isso leva a idealizarmos uma pessoa livre de defeitos, e quando nos deparamos com a realidade, temos uma grande decepção.
E o segundo fator que me faz acreditar nas mínimas chances desse amor são pouquíssimas, é por causa da adaptação psicológica e social que o indivíduo tem que atravessar.
Mesmo dentro do mesmo país essa adaptação é complicada. Por exemplo, uma pessoa que se muda de São Paulo, para o Amazonas, por causa de uma "amor" tem que sair de um meio totalmente urbanizado, para um voltado para o meio silvestre. Se isto ocorre em um país estrangeiro a situação é ainda mais complexa. Por exemplo, um brasileiro que vai ao encontro de seu "amor" e se muda para um país hispano-americano, com a Argentina, terá que enfrentar um choque cultural muito grande. Além da questão do idioma. Porque mesmo que se saiba falar um idioma, quando se muda para outro país, você terá que falá-lo 24 horas por dia.
Então são fatores que realmente pesam, e que fazem com que um relacionamento não dê certo. Mas para aqueles que estão vivenciando esse caso, deixo os seguintes preceitos para vocês:
- Sempre deixar claro ao outro a necessidade da sinceridade;
- Faça pelo menos quatro visitas iniciais: uma com duração de um mês. Depois outra que dure três meses. Posteriormente outra de seis meses. E por fim uma última de seis meses onde você deixará exposta sua decisão: ir e ficar, ou então, voltar para sua terra;
- E sempre pesar as consequências que virão sobre você, e o outro, como elas afetarão suas vidas.
As chances são verdadeiramente muito baixas, mas se o amor for verdadeiro. poderá, e irá, dar certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário