Os Jogos Pan-americanos são uma versão a nível continental das Olimpíadas. Que inclui esportes que são disputados nos Jogos Olímpicos e outros que são realizados somente no Pan-americano. Se realizam de quatro em quatro anos, um ano antes das Olimpíadas. Sua primeira edição ocorreu em 1951, em Buenos Aires, Argentina. Mas sua origem ocorreu em 1932, nas Olimpíadas de Los Angeles. Motivados pela realização, seis anos antes, dos primeiros Jogos Centro-Americanos, os representandos dos países da América Latina no Comitê Olímpico Internacional (COI), propuseram a criação de uma competição entre os países das Américas. Sua intenção, era fortificar o esporte no continente. A ideia originou o primeiro Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado no ano de 1940, em Buenos Aires. De início, o Congresso definiu que os jogos que inaugurariam a sucessão de Pan-Americanos que se seguiriam seriam disputados em 1942, na própria capital da Argentina - planos esses, que foram adiados pela Segunda Guerra Mundial. Ao fim da guerra, ocorreu um segundo Congresso Esportivo Pan-Americano, agora em Londres, durante as Olimpíadas de 1948. Confirmando, então, Buenos Aires como a primeira sede do Jogos Pan-Americanos , marcados, enfim, para o ano de 1951. Os jogos foram abertos oficialmente em 25 de fevereiro e contava com 2.513 atletas, representando 21 países, em 18 modalidades esportivas. Ao longo de seis décadas, os Jogos Pan-Americanos nunca deixaram de ser realizados e passaram por cidades de todos os cantos do continente. Desde de o extremo Norte, como Winnipeg (Canadá), que sediou as edições de 1967 e 1999 dos Jogos; até o Sul, como em Mar del Plata (Argentina), sede dos Jogos de 1995.
Além dos 26 esportes do Programa Olímpico, o Pan de Guadalajara incluiu o rugby, o raquetebol, a pelota basca, o beisebol, o boliche, o esqui aquático, o caratê, a patinação, o squash e o softbol, ou seja, um total de 36 esportes. Também contará com um total de 6.003 atletas, que estarão representando 42 países das Américas, membros da Organização Desportiva Pan-Americana - ODEPA.
Esperamos um evento mais que esportivo. Esperamos um evento cultural. O México, é um país riquíssimo culturalmente, e com certeza mostrará ao mundo, não só sua competência como anfitrião, mas também sua grande diversidade cultural e simpatia de seu pavo. Que venha o Pan de Guadalajara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário