Esse é um tema que me tem sido fonte constante de perguntas. Dessa forma, decidi abordá-lo em Espaço Cultura: Como vencer a dor de uma decepção?
O que é decepção? Nada mais que o fracasso de uma esperança. Uma desilusão. Um desengano. Mas em um significado mais abrangente, do ponto de vista humano, desilusão seria descobrir quem realmente é a pessoa e quais são os seus verdadeiros sentimentos.
Mas essa "descoberta" sempre é seguida de dor, aflição psicológica e tristeza.Que na maioria das vezes é acompanhado de ódio, amargura e até mesmo aversão. E a decepção muitas vezes é originária de dois campos de nossa vida, que são essenciais e não conseguimos viver sem eles:o amor e a amizade.
Abaixo seguem dois relatos de pessoas que vivenciaram uma decepção.Todos os nomes aqui utilizados foram mudados.
Petrus, 15 anos: "Quando li as várias palavras duras e sem fundamento que Pablo havia escrito,meu mundo caiu. Ele tinha sido meu melhor amigo nos últimos quatro meses e me apoiado em momento difíceis. Um misto de tristeza e ódio se abateram sobre mim,e também disse a ele uma série de barbaridades. Depois me senti um lixo e me entreguei as lágrimas.Mas ainda sim, sintia muita raiva dele e não quis conversar mais com ele.O que mais me doeu, foi ele não ter tido a moral de chegar em mim e falar. Mas sim,ter me enviado uma mensagem pelo facebook."
Nathalie,19 anos: "Quando descobri quem verdadeiramente era meu namorado,minha amargura e tristeza sem limites. Nunca imaginei que Pyetro fosse uma pessoa tão fria e que pudesse trair tão descaradamente. E o pior: foi dupla traição.Pyetro me traia com Bárbara, minha melhor amiga. Mesmo depois de seis meses, sinto muita raiva deles. E não desejo, de forma alguma, falar com eles novamente."
Em ambos os depoimentos,podemos perceber a dor que descobrirmos quem realmente é uma pessoa pode causar. Então o que podemos fazer para vencermos a dor de uma decepção?
1. Deixar o tempo passar: A medida que os dias passam,as coisas apresentam a tendência de melhorar.Portanto,como tempo a cabeça esfria,os sentimentos se solidificam e só então conseguimos tomar uma decisão livre de equívocos e que seja condizente com nossos valores e personalidade.
2. Personalizar: Devemos redefinir nossa personalidade após passarmos por um choque emocional. Devemos solidificar o que realmente somos,sem nos deixar abalar por palavras mau faladas por pessoas que não amam ninguém. Mas ao mesmo tempo,não devemos mudar por ninguém.Quem verdadeiramente gosta de nós,não busca a mudança de nosso jeito de ser.
3. Ocupar a mente em outros assuntos: Devemos buscar meios de esquecermos a desilusão.Portanto,mergulharmos em outros assuntos e afazeres é um meio de podermos superar essa dor.Ler um bom livro, fazer bons passeios,pintar quadros, criar um blog,escrever,ouvir boa música, participar de atividades edificantes,conversar com verdadeiros amigos,fazer novos amigos. Essas são apenas algumas sugestões de ocupações mentais que nos ajudam na superação de uma decepção.
4. Perdoar: Esse é um passo muito importante para nosso crescimento como pessoa.Pois quando perdoamos mostramos nossa superioridade como pessoas e a superioridade de nossos valores.mas o perdão não é sinônimo de esquecimento. Quando perdoamos alguém,na verdade passamos por alto sua falha.Não mais temos raiva da pessoa,e não ficamos relembrando a pessoa de seu erro. Mas buscamos,que com o tempo aquele erro se torne como uma cicatriz. Um ponto sensível que sempre nos lembrará do que levou a aquela cicatriza,mas não sentiremos absolutamente mais nada.Para uma análise mais profunda,sobre o perdão que não simboliza esquecimento, clique nesse link. E ouça essa excelente análise do psicoterapeuta Flávio Gikovate.
De qualquer forma,quando nos decepcionamos com alguém ou descobrimos quem realmente ela é,devemos ter em mente as sábias palavras do diplomata, economista e escritor sueco e secretário-geral das Nações Unidas (ONU) de 1953 a 1961, Dag Hammarskjöld (1905-1961): " Não olhe para trás e também não sonhe com o futuro. O futuro jamais lhe devolverá o passado,nem satisfará os seus sonhos insensatos.O seu dever, a sua recompensa, o seu destino,estão aqui e agora."
Nenhum comentário:
Postar um comentário