quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Madame Bovary: a obra-prima de Flaubert


Para aqueles que apreciam a Literatura Internacional, um livro que concerteza irão ter em alto estima é Madame Bovary, do francês Gustave Flaubert (1821-1880).
O livro conta a história de Emma uma mulher cheia de sonhos, pequena burguesa. Criada no meio rural aprendeu a ver a vida através da literatura romântica. Bela e requintada para uma camponesa, casa-se com Charles Bovary. Um médico provinciano, perdidamente apaixonado pela esposa. Que o acha entediante.
Nem o nascimento de sua filha, dá alegria ao aparentemente indissolúvel casamento, em que Emma se sente aprisionada. Tentando dar vida e paixão a sua existência, ela se envolve em uma sucessão de erros e uma descida ao inferno psicológico.
No decorrer da obra, que pertence ao Realismo, se evidencia uma crítica ao Romantismo. Pois o temperamento de Emma, que se torna uma mulher adúltera, é justificado por suas infindáveis leituras românticas. Como é demonstrado no fragmento a seguir:
" - Sabe o que falta à sua mulher? - observava a mãe.- Ocupações obrigatórias, trabalhos manuais! Se ela fosse obrigada, como tantas outras, a ganhar a vida, não teria esses ares vaporosos, vindos desse mundo de ideias que se meteu na cabeça e dessa ociosidade em que vive.
-Mesmo assim, ela se ocupa - dizia Charles.
- Ah! Ela se ocupa? Em quê? Em ler romances, maus livros, obras contra a religião, em que se zomba dos padres com discursos tirados de Voltaire. Mas tudo isso tem fim, meu filho, e quem não tem religião termina sempre mal. (...)"
O criador desta célebre obra, que é considerada o apogeu da narrativa longa do século XIX - o chamado Século de Ouro do romance, buscava a palavra exata e trabalhava seus textos durante anos.
Buscou ter em si a consciência e a sensibilidade de Emma Bovary. Alcançou, sem necessidade de retoques, a prosa de Madame Bovary, o clímax de penetração e exame  psicológico da literatura. Jamais, até aquele momento, um romancista trabalhou com tanta dedicação a mente e os problemas de sua personagem.
Madame Bovary, é o tipo de livro que todos deveriam ler. Ele é uma das notáveis sugestões de leitura de Espaço Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário